A Windows Hello está enfrentando um problema após a atualização de abril, que pode impedir o login via reconhecimento facial. Felizmente, existe uma solução simples para contornar essa situação.
Problemas com Windows Hello após atualização
Recentemente, um problema de software afetou o Windows Hello após as atualizações de segurança deste mês, impedindo que alguns usuários realizassem o login por meio do reconhecimento facial.
Felizmente, ao invés de gerar um aumento no trabalho de redefinição de senhas para os atendentes de suporte, já que muitos usuários que costumam desbloquear seus computadores apenas olhando para eles perceberam que esqueceram suas senhas, a Microsoft disponibilizou uma solução temporária.
Will Townsend, analista principal da Moor Insights & Strategy, que se concentra em infraestrutura de rede, serviços de operadora e segurança, expressou surpresa ao ver que a atualização de segurança quebrou um recurso de autenticação tão importante.
Entretanto, ele acredita que, dada a solução temporária publicada e uma correção rápida esperada, o impacto negativo não deve ser de longo prazo ou extenso. Além disso, a informação foi amplamente divulgada na mídia, o que pode ajudar a reduzir o volume de chamadas e tickets de problemas para as empresas.
A Microsoft informou nas notas de lançamento de uma atualização de segurança que está “ciente de um caso extremo do problema do Windows Hello que afeta dispositivos com recursos de segurança específicos habilitados.”
Após a instalação dessa atualização e a realização de um Push button reset ou Reset this PC em Configurações > Sistema > Recuperação e selecionando Manter meus arquivos, alguns usuários podem não conseguir acessar seus serviços do Windows usando o reconhecimento facial ou o PIN do Windows Hello. Os usuários podem observar uma mensagem do Windows Hello dizendo ‘Algo aconteceu e seu PIN não está disponível. Clique para configurar seu PIN novamente’ ou ‘Desculpe, algo deu errado com a configuração facial.’
A Microsoft esclareceu que “esse problema afeta apenas dispositivos onde o System Guard Secure Launch ou o Dynamic Root of Trust for Measurement (DRTM) estão habilitados após a instalação dessa atualização. Dispositivos com Secure Launch ou DRTM habilitados antes dessa atualização, ou aqueles com esses recursos desabilitados, não são afetados por esse problema.
Enquanto trabalha em um patch, a empresa ofereceu algumas soluções alternativas para o problema, que envolvem os seguintes passos:
- Para fazer login usando o PIN, siga o prompt Definir meu PIN na tela de login para re-inscrever-se no Windows Hello.
- Para usar o login facial, re-inscreva-se no reconhecimento facial do Windows Hello: vá para Configurações > Contas > Opções de entrada > Reconhecimento facial (Windows Hello) e selecione Configurar. Siga as instruções na tela.
O Windows Hello for Business, que trouxe o login biométrico para usuários de negócios e empresas do Windows 10 e 11, foi lançado pela primeira vez em novembro de 2023.
Fonte: Computer World
Solução rápida para o problema de login
Recentemente, um problema de software surgiu com o Windows Hello após as atualizações de segurança deste mês, o que pode impedir os usuários de fazer login usando o reconhecimento facial.
Felizmente, em vez de aumentar o trabalho de redefinição de senhas para os helpdesks, já que muitos usuários que costumam desbloquear seus computadores apenas olhando para eles podem esquecer suas senhas, a Microsoft forneceu uma solução simples.
Will Townsend, analista principal da Moor Insights & Strategy, comentou que ficou surpreso que a atualização de segurança quebrou um recurso de autenticação tão importante. No entanto, ele acredita que, dado o workaround temporário publicado e uma correção rápida esperada, o impacto negativo não deve ser a longo prazo ou extenso. Essa informação foi amplamente divulgada na mídia, o que pode ajudar a reduzir o volume de chamadas e tickets de problemas para as empresas.
A Microsoft informou que está ciente de um caso específico do problema do Windows Hello que afeta dispositivos com recursos de segurança específicos habilitados. Após instalar a atualização e realizar um reset do botão de pressão ou redefinir o PC nas Configurações > Sistema > Recuperação, alguns usuários podem não conseguir fazer login nos serviços do Windows usando o reconhecimento facial ou o PIN do Windows Hello. Os usuários podem observar mensagens como ‘Algo aconteceu e seu PIN não está disponível. Clique para configurar seu PIN novamente’ ou ‘Desculpe, algo deu errado com a configuração facial.’
Esse problema afeta apenas dispositivos onde o System Guard Secure Launch ou o Dynamic Root of Trust for Measurement (DRTM) estão habilitados após a instalação da atualização. Dispositivos com o Secure Launch ou DRTM habilitados antes da atualização, ou aqueles com esses recursos desativados, não são impactados por esse problema.
Enquanto trabalha em um patch, a Microsoft ofereceu algumas soluções alternativas para o problema, que envolvem os seguintes passos:
- Para fazer login usando o PIN, siga o prompt Definir meu PIN na tela de login para re-inscrever-se no Windows Hello.
- Para usar o login facial, re-inscreva-se no reconhecimento facial do Windows Hello: vá para Configurações > Contas > Opções de entrada > Reconhecimento facial (Windows Hello) e selecione Configurar. Siga as instruções na tela.
O Windows Hello for Business, que trouxe o login biométrico para usuários de negócios e empresas do Windows 10 e 11, foi lançado pela primeira vez em novembro de 2023.
Fonte: Computer World